quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ficar sozinho.

Um dos motivos fundamentais que gera ansiedade e tristeza em se ficar só está relacionado com a questão da escolha.
Dificilmente, as pessoas escolhem ficar sós, elas são deixadas sós...
Desde pequeno, a idéia de "ficar só" nos é passada apenas como algo ruim e vinculada a pessoas que não conseguem ser amadas ou aceitas, à dificuldade que têm de viver em relação e assim por diante.
E, assim, "crescemos", rejeitando e temendo a solidão, jamais vendo nela um caminho.
Não é raro conhecermos pessoas que fogem dela a maior parte do tempo e, ironicamente, elas mesmas a geram. E, justamente por temê-la, justamente por vê-la apenas com um estigma e uma situação injusta, essas pessoas são "deixadas sós".
Quando você é deixado só, o mundo perde o encanto e a vida perde o prazer. Torna-se difícil achar graça no que é só seu. Parece que a criança que existe dentro de cada um reclama por uma platéia que a aplauda, que confirme sua existência.


Entretanto, se você opta por ficar só, por reconhecer que este é o melhor caminho, naquele momento, a vida e o que o cerca não perdem a cor, pelo contrário, tomam nuances desconhecidasw e libertadoras.
De repente, você pode estar pensando: "Mas eu não acredito que alguém queira ficar só"
Você se esqueceu do que foi dito? É uma questão de escolha, escolha assumida, e não um mero querer por querer.
E na vida, existem vários momentos em que esta escolha pode ser muito boa. Não sei se você concorda comigo, mas aí vão algumas situações:

  • Quando você prefere ficar só a fazer o que não lhe dará prazer, mas somente ao outro.

  • Quando você se despede de alguém que faz com que você se sinta sozinho, apesar de acompanhado.

  • Quando você está à procura de si mesmo, de suas verdades, de se centro.

  • Quando você quer se sentir livre, dar força aos seus desejos e sair da gaiola.

  • Quando você quer perder o medo de não conseguir viver sem alguém ao seu lado.

  • Quando você termina um relacionamento e precisa de um intervalo para reconstruir seus valores, antes de se envolver novamente.
Entretanto, antes de qualquer coisa, você tem que sentir a necessidade desta escolha, em função do seu bem-estar. Fica difícil reconhecer as vantagens deste momento, quando o outro nos deixa, quando não temos metas, quando desqualificamos nossas necessidades e desejos, quando não nos apropriamos de nossa história, quando só sabemos viver em função de alguém, quando brigamos com a realidade e não aceitamos o fato de que podemos nos relacionar e estar com, mas só estar com, e não ser preenchido pelo outro.
Quando a escolha é nossa, porque reconhecemos que, assim, nossa vida será mais saudável, a gente consegue se sentir forte por dentro, aberto para o mundo que é vasto, diverso, rico em situações e trocas e que nos acompanha até o final.

Bxoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário